Três Colombianos são presos suspeitos de agiotagem e cobrança de juros abusivos em Itabira.
ITABIRA (MG) – Os colombianos Á.J.M.M, 24 anos, C.V.R, 21 anos, D.O.V, 23 anos, foram levados à Delegacia de Polícia Civil de Itabira, sob suspeita da prática de agiotagem, com cobrança de juros abusivos de cerca de 20%.
Segundo informações, a Polícia Militar recebeu várias denuncias anônimas através do Disque Denuncia Unificado (DDU-181), informando que jovens colombianos estariam traficando drogas em uma casa na rua Saturno, na vila Amélia.
Militares foram ao local e com um mandado de busca e apreensão entraram na casa, onde foram encontradas apenas três buchas de maconha, não caracterizando tráfico de drogas, mas puderam constatar indícios do crime de agiotagem, confessado pelos suspeitos detidos.
Na casa foram apreendidos cerca oito mil reais em dinheiro, cartões que segundo informações, os suspeitos forneciam às vítimas para fazer o controle do dinheiro emprestado e das prestações, alguns objetos de origem duvidosa entre eles dois vídeo games X-box, uma televisão de 32 polegadas, seis aparelhos celulares, um relógio, um cachimbo utilizado para usar drogas e cadernos que acredita-se ser a contabilidade da agiotagem. 
Os suspeitos disseram que estão em Itabira a cerca de dois anos e emprestavam dinheiro com juros abusivos de 20% para pessoas de Itabira e da região. De acordo com informações, quando os “clientes” não conseguiam pagar seus débitos, os colombianos agiam com violência e ameaças.
Participaram desta operação o tenente Salazar; sargentos Duarte e Domingos; Cabo Antônio Claudio e a soldado Bárbara, além de militares do Serviço de Inteligência do 26º Batalhão da Polícia Militar.
Os suspeitos foram levados à Delegacia de Polícia Civil de Itabira, onde segundo informações, não foi feito o flagrante dos colombianos e os três foram liberados.
Rogério Kiô



