VOCÊ SEMPRE ATUALIZADO COM AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE ITABIRA E REGIÃO !

SAÚDE

Conselho Municipal de Saúde discute saúde mental em Itabira.

Na tarde desta quarta-feira 24 de abril de 2019, durante a reunião do Conselho Municipal de saúde de Itabira sob a presidência de Paulo Henrique, o Diretor do Serviço Municipal de Saúde Mental Dr. Marcelo  Amorim do Amaral Castro, apresentou os trabalhos realizados pelo CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) na cidade aos membros do conselho e demais participantes da reunião.

Segundo o Diretor, Itabira vem sendo referência nesse tipo de atendimento na região que hoje conta com uma equipe profissionais formada de médicos psiquiatras, enfermeiros entre outros.

Os atendimentos realizados pelo CAPS Itabira são:

Centro de Atenção Psicossocial

É um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS, local de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes e demais quadros que justifiquem sua permanência num dispositivo de atenção diária, personalizado e promotor da vida.

O CAPS tem como missão acolher e atender as pessoas com transtorno mental, procurando preservar e fortalecer os laços sociais no território e promover a inserção social por meio de ações intersetoriais.

Público atendido: Maiores de 18 anos com transtornos mentais graves e persistentes. Atendimentos individuais e em grupos (psicologia, serviço social, terapia ocupacional, psiquiatria); Assistência de enfermagem; Assistência Farmacêutica; Atendimentos Familiares; Visitas Domiciliares; Permanência Dia; Oficinas Terapêuticas; Atividades de Inclusão Social; Articulação com a rede intersetorial.

Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil

Unidade de saúde que acolhe crianças e adolescentes com sofrimento psíquico grave (psicoses, transtornos de humor, transtornos alimentares, distúrbios de conduta, fobias, dependência química e outros), que provocam prejuízo significativo de seu desenvolvimento; causando dificuldades em estabelecer e manter relações com a família, escola e comunidade.

Público atendido: Crianças e adolescentes menores de 18 anos com transtornos mentais graves e persistentes, e necessidades de saúde decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas.

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas é um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades de saúde em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas. Oferece atendimento à população, realiza o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

O CAPSad apoia usuários e famílias na busca de independência e responsabilidade para com seu tratamento. É um serviço que busca a rede de suporte social para garantir o sucesso de suas ações, preocupando-se com a pessoa, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.

Público atendido: Pessoas maiores de 18 anos com necessidades de saúde decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas.

Centro de Convivência Interagir

É um dispositivo público que faz parte da rede de atenção substitutiva em saúde mental e que oferece às pessoas com transtornos mentais espaços de sociabilidade, produção cultural e intervenção na cidade.

Através da construção de espaços de convívio e sustentação das diferenças na comunidade, o serviço visa facilitar construção de laços sociais e a inclusão das pessoas em seu território.

Não é um equipamento assistencial e também não realiza atendimento médico ou terapêutico. É um espaço de articulação com a vida cotidiana e a cultura.

Público atendido: A clientela do Centro de Convivência é composta, sobretudo, mas não exclusivamente, de pessoas com transtornos mentais severos e persistentes. O serviço é aberto aos moradores do território.

Valor investido pelo município no atendimento.

Em 2018 foram gasto R$ 2.675.873,88 para atendimento no CAPS sendo que R2.036.811,56 o que equivale a 76% dessa despesa e proveniente do governo municipal, os demais recursos são do estado com 2% e 22% de recursos do governo federal.

O que é saúde mental?

A maior parte das pessoas, quando ouvem falar em “Saúde Mental” pensam em “Doença Mental”. Mas, a saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais.

Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos.

Elas vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração.

São capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida.

A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. 

Local de atendimento:

O CAPS Itabira fica localizado na Avenida Cauê número 934 bairro Campestre, telefone : (31)38392192

RKIO NOTÍCIAS / INFORMAÇÕES SMS/CAPS

Conselho Municipal de Saúde discute Saúde Mental em Itabira

Posted by Rkio Notícias on Wednesday, April 24, 2019

error: PROIBIDA REPRODUÇÃO, USE AS FERRAMENTAS DE COMPARTILHAMENTO .