Live cultural: Museus de Itabira e Ipoema realizam shows online no próximo fim de semana

Com grande parte da população em casa por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19), a Prefeitura de Itabira embarcou na onda das lives para promover as tradicionais Roda de Viola e Roda Cultural

Com o objetivo de manter a tradição e fazer chegar ao máximo de pessoas algumas das festas do Município, a Prefeitura de Itabira embarcou na onda das transmissões online, ao vivo – as famosas lives – para promover as tradicionais Roda de Viola e Roda Cultural. Os shows serão transmitidos dos museus de Itabira e do Tropeiro, na sexta-feira (7) e no sábado (8), respectivamente.

Para animar a sexta-feira, o artista itabirano Carlos Cabeça apresenta a música de Newton Baiandeira, às 20h30, a partir do cenário do Museu de Itabira. Já no sábado, a festa fica por conta de Clever Paulo, a partir das 20 horas, direto do Museu do Tropeiro, em Ipoema.

Tradicionalmente, os eventos aconteciam nos fins de semana de lua cheia de cada mês, de abril a outubro. Devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), e aos decretos municipais e estaduais que proíbem aglomerações e sugerem a quarentena à população, a Prefeitura de Itabira não pôde promover as festas culturais este ano. Assim, surgiu a ideia da transmissão por lives.

“O Museu do Tropeiro ultrapassa o sentido da simples localização e considera as marcas diferenciadas dos saberes. O mais importante é que o Museu pensa a cultura de forma integrada. Isto significa que se tem que levar em consideração o traço típico e procurar interagi-lo com outros traços de nossas raízes. Esta proposta das Rodas de Viola e Cultural ao vivo, no formato de live, busca a integração de todos”, declarou o prefeito Ronaldo Magalhães.

As transmissões serão pelo canal da Prefeitura de Itabira no Youtube: bit.ly/prefeituradeitabira.