André Viana não disputará as eleições deste ano.

O vereador e presidente do Sindicato Metabase Itabira, André Viana, não será candidato nas eleições desde ano. O anúncio “oficial” será feito hoje na tribuna da Câmara Municipal. De acordo com André, ele não está se despedindo da política itabirana, mas “focando em missões de suma importância em pastas que estão ligadas à política”. “Não se faz política só em urnas.

Apesar de não ser candidato nestas eleições, estarei envolvido na política local, com ideias, projetos e ações”, disse André Viana, que acrescentou: “Política não é profissão, pelo contrário, é uma forma, por um período, de contribuir com o seu município, retribuir tudo de bom que ele oferece”.

O sindicalista pegou muitos de surpresa, já que seu nome vinha crescendo nas pesquisas para prefeito e com chances de reeleição para vereador nas eleições desde ano: “Não podemos nos transformar em políticos profissionais, as vezes somos necessários a “desapegar” de algo para alçarmos voos mais altos. Essa decisão foi estudada com minha família e amigos mais próximos”.

André acredita que poderá colaborar no “processo construtivo de uma nova Itabira pós-mineração” e a boa aceitação da comunidade do seu nome reforça a tese de que mesmo fora do legislativo, “têm outras formas para continuar contribuindo”. O cargo de conselheiro da Vale pode ser uma delas: “A possibilidade de trazer obras e recursos por meio da empresa para Itabira e região é muito grande. Ter um representante no conselho da empresa reverterá em grandes benefícios; o conselho deliberativo da principal mineradora do País é uma boa porta de discussões para nosso município e Estado”.

O sindicalista reforça a necessidade de discutir o futuro de Itabira: “A cidade está se perguntando como será daqui a sete, oito anos quando teremos desafios enormes. Querem respostas e elas podem vir se tivermos um representante do Estado no conselho. Propostas e projetos precisam ser apresentados e discutidos.

O debate é necessário e essa é uma das várias lutas que estou disposto a enfrentar”. Ele também não descarta participar das eleições daqui dois anos: “Itabira não tem representatividade significativa em Brasília (Congresso Nacional) ou em Belo Horizonte (Assembleia Legislativa). Temos bons deputados interessados em colaborar, mas porque não um que mora na cidade e conhece de perto suas necessidades?”.

Questionado sobre a política partidária, André acredita que correspondeu os seus eleitores e até aqueles que não votaram nele e completou: “Lutei contra cartéis e preços abusivos. Todos sabem que sou um crítico fervoroso das mazelas contra o povo, contra os interesses do bem comum e principalmente contra minhas convicções, razões pela qual sempre dediquei meu mandato. Por isso tenho a cabeça erguida”.

O presidente do maior sindicato da região disse que precisa se dedicar “por inteiro” ao movimento sindical e a defesa dos mais de 20.000 trabalhadores, em 30 cidades que a instituição representa: “Chegamos à conclusão de que o sindicato merece uma atenção destacada neste processo”. André Viana cresceu no sindicalismo, por meio de seu pai, “Carlinhos” Madeira: “Antes de ser vereador já atuava como sindicalista, sempre participei dos movimentos e a defesa dos trabalhadores sempre foi meu foco, isso corre em minhas veias, meu único vício”, brincou André. Com relação à política, foi enfático: “É um até breve”.

Comunicação Metabase

error: PROIBIDA REPRODUÇÃO, USE AS FERRAMENTAS DE COMPARTILHAMENTO .