Itabira é selecionada em projeto para oferecer 100 vagas em escolinha de judô

Projeto Social da ONG Ajudôu tem o patrocínio da Vale e vai beneficiar atletas de Itabira durante 12 meses

A Prefeitura de Itabira por meio de uma parceria com o Projeto Ceder Para Vencer, patrocinado pela empresa Vale, oferece 100 vagas para crianças e adolescentes (masculino e feminino), entre 7 e 17 anos, praticarem aulas de judô durante um ano. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ). As aulas serão realizadas no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino.

As aulas terão início neste mês de setembro e serão realizadas duas vezes por semana, sempre no contraturno escolar dos estudantes, com uma hora de duração.

O projeto busca trabalhar a autoestima do aluno durante todas as etapas. Um exemplo é o kit uniforme que cada atleta irá receber, contendo camisa, quimono e faixa novinhos. A entrega dos materiais garante que todos os alunos do projeto frequentem as aulas com igualdade, independente das condições financeiras das famílias.

Itabira foi uma das cinco cidades contempladas com o projeto. Ipatinga, Santana do Paraíso, Antônio Dias e Nova Era também vão ser beneficiadas com o projeto social. Ao todo, a ONG Ajudou vai oferecer 600 vagas para as aulas de judô.

A secretária Municipal de Esportes Lazer e Juventude Natália Lacerda avalia de forma positiva a parceria que pode incrementar o esporte em Itabira e contribuir para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. “A parceria é muito benéfica para o nosso município. São parcerias como esta que a gente busca, ela traz um núcleo com profissionais qualificados e recebendo todo a estrutura necessária. Não tivermos que investir recurso e vamos poder oferecer prática de esporte, como busca o governo, de forma sustentável”, garante a secretária.

Para realizar os atendimentos, sem colocar as crianças e professores em risco, foi desenvolvido o Protocolo para a Retomada das Atividades Esportivas diante do contexto da Covid-19. As regras gerais de seguranças sanitárias serão adaptadas de acordo com a realidade da cidade.

 – Distanciamento mínimo exigido durante as aulas (1 aluno a cada 2 m²);

  • Todos os alunos devem começar e terminar as atividades no mesmo espaço de tempo e saírem de forma ordenada, sem contato e aglomeração;
  • Término das aulas 10 minutos antes para não aglomerar com a turma da próxima aula.

O judô

A prática do judô traz benefícios para os atletas. Um dos princípios do judô ressalta a importância em formar não somente lutadores, mas também cidadãos que vão agir de forma correta na sociedade, proporcionando uma formação completa: física, espiritual e moral. A ONG Ajudôu tem como base os ideais desse esporte e fomenta projetos sociais esportivos de várias modalidades, desde 1995, visando a transformação das vidas de crianças e adolescentes.

Segundo um estudo da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o judô é uma das modalidades mais educativas do mundo, pois, além de todo o desenvolvimento motor que a prática proporciona, o esporte possibilita o relacionamento saudável com outras pessoas, utilizando o jogo e a luta como um integrador dinâmico.

“Os benefícios do judô são inúmeros, porque promove valores de amizade, participação, respeito mútuo e esforço para melhorar. A gente percebe a grande aceitação das famílias quando elas têm a oportunidade de colocar seus filhos e suas filhas nas aulas de judô, pois os ensinamentos adquiridos refletem no seu dia a dia de forma positiva”, afirma o Fundador e Diretor Executivo do Ajudôu, Júlio César Lana Jaques, que também é faixa preta de judô desde 1991.

Sobre o Ajudôu

O Ajudôu é uma Organização não Governamental, reconhecida pela utilidade pública nas esferas municipais e estadual. Foi fundado em 1995, em Timóteo-MG, e já atendeu mais de 30 mil crianças e adolescentes com aulas de judô e outros esportes gratuitamente. Atualmente, o Ajudôu está expandindo seus trabalhos para mais de 40 cidades em 4 estados diferentes.

Ascom PMI 

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com