Distribuição de sementes e Patrulha Agrícola: projetos beneficiam produtores rurais em Itabira

Produtores do Turvo receberam hoje grãos de milho e feijão; projeto Patrulha Agrícola está a todo vapor com retroescavadeira e tratores que facilitam o trabalho nas propriedades rurais

O prefeito Marco Antônio Lage esteve na manhã desta segunda-feira (13) no distrito de Ipoema para participar da entrega simbólica de grãos de milho e feijão a produtores rurais da comunidade do Turvo. O encontro ocorreu no Museu do Tropeiro e contou com a presença do gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), Marcondes Carvalho,  do secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Mauro Lúcio Ferreira, e do administrador distrital de Ipoema, Artur Matias.

Produtores rurais da região do Turvo receberam gratuitamente sementes de feijão e milho para plantio. As sementes foram disponibilizadas pela Emater em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA). Cerca de 400 produtores de Itabira foram contemplados com 400kg de sementes de milho prata, grão usado para o consumo humano ou produção de fubá e canjiquinha, além de 200 kg de feijão. A estimativa é de gerar um plantio de 20 hectares de milho e 5 hectares de feijão. Os produtores contemplados foram previamente cadastrados pela SMAA e Emater.

Proprietária de uma pequena chácara na região do Turvo, Dona Ana foi uma das contempladas e recebeu com muita alegria as sementes de milho distribuídas para plantio. “Essas sementes vão ajudar muito. A gente já tem que comprar para alimentar e ainda ter que comprar semente fica muito caro. Eu mesma faço tudo: capino, planto e colho. E também planto de tudo no meu terreno, agora vou plantar o milho para colher em breve”, disse a produtora.

Patrulha Agrícola

Após a entrega dos grãos, o chefe do Executivo e equipe foram visitar duas propriedades rurais do distrito para ver de perto o andamento do projeto Patrulha Agrícola. Por meio do programa são disponibilizados equipamentos agrícolas, como retroescavadeira e tratores para contribuir com o pequeno produtor. Na comunidade de Chapada de Ipoema, o produtor Ivan de Jesus dos Santos está usando o maquinário para desaterro, onde vai construir uma casa e curral.

“No momento estou usando o serviço da retroescavadeira e vai me ajudar muito aqui. Se não fosse isso, não teria condições de fazer. Depois de pronto pretendo colocar umas vaquinhas boas, tirar leite para produção de queijo”, contou o produtor.

Para o prefeito, a valorização dos produtores de Itabira colabora com o desenvolvimento da região e é um passo fundamental para a diversificação. “Estamos retornando agora com a Patrulha Agrícola, sobretudo, atendendo os pequenos produtores que precisam muito deste incentivo e benefício oferecido pela Prefeitura. O governo apoia e incentiva o produtor rural do nosso município”, relata Marco Antônio Lage.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Mauro Lúcio Ferreira, foram cadastrados no projeto 260 produtores de Itabira e mais de 100 já foram atendidos. “O município está conseguindo atender as necessidades dos produtores da nossa região. O governo espera tornar o agronegócio um caminho para gerar renda e os produtores se sentirem apoiados nas suas produções no dia-a-dia”, garante o secretário.

Uma nova etapa da Patrulha Agrícola entra em ação com o período de chuvas, previsto para o mês de outubro. Neste momento, os produtores iniciam o plantio após o terreno já ter sido preparado.

ASCOM PMI 

 

 

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com