Câmara de Itabira entrega honrarias e reconhece personalidades que elevam o nome do município

Sessão solene foi realizada no plenário do Legislativo sem exceder gastos públicos

A noite de sexta-feira, 24 de setembro, foi de sessão solene no plenário da Câmara Municipal de Itabira. Dezesseis pessoas, sejam entidades, empresários, líderes comunitários, autoridades e outras personalidades foram homenageados pelos vereadores. A cerimônia foi realizada em alusão ao aniversário de emancipação do Município, celebrado no dia 9 de outubro.

A solenidade foi comandada pelo presidente do Legislativo itabirano, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB). O prefeito Marco Antônio Lage (PSB) e o vice-prefeito, Marco Antônio Gomes (PSL) estiveram presentes e compuseram a mesa de autoridades ao lado dos vereadores membros da mesa diretora da Câmara. Devido à pandemia, o público foi limitado.

“Como é bom homenagear nossa gente, reconhecer o trabalho do povo itabirano que é carente de reconhecimento. A Câmara os reconhece e os convoca para que o trabalho de excelência realizado por vocês tenha continuidade. Precisamos nos unir, população e poder público, e diminuir a distância para fazer de Itabira uma cidade cada vez melhor para se viver”, destacou Weverton Vetão.

Nos últimos anos, a cerimônia era realizada no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). Entretanto, neste ano, os vereadores aprovaram um projeto de resolução que modificou o regimento interno do Legislativo, impedindo assim gastos excessivos com a sessão solene de entrega de honrarias. 

“Nos últimos dois anos a sessão solene para entrega de honrarias não foi realizada por motivos diversos. Ao assumir a presidência dessa Casa entendi que não havia a necessidade de altos gastos públicos para a realização deste evento. E, ao final deste evento, vejo que tomamos a decisão mais acertada”, ponderou o presidente do Legislativo.

Representando os demais vereadores, a vice-presidente da Câmara Municipal de Itabira, Rosilene Félix Guimarães (MDB), lembrou a história dos 173 anos de emancipação política de Itabira, abordou a necessidade de diversificação econômica e, também, a luta pela igualdade de oportunidades. 

“Emancipar significa tornar-se livre e independente. Felizmente vivemos em um município livre, com autonomia administrativa, política e financeira. Todavia, não podemos deixar de mencionar a necessidade de buscarmos a independência econômica do município, explorando todos os potenciais, todas as vocações econômicas que Itabira possui para além da atividade minerária. Também não podemos deixar de mencionar a necessidade de buscarmos, enquanto representantes dos poderes constituídos, uma sociedade mais justa, através da oferta da igualdade de oportunidades”, frisou a vereadora.

Escolhidos pelos vereadores, os homenageados receberam quatro tipos de honraria: “Diploma de Honra ao Mérito”, “Título de Cidadania Honorária Itabirana”, “Medalha do Minério” e “Medalha Carlos Drummond de Andrade”. Cada vereador indicou uma pessoa/entidade para ser homenageado (a) com uma comenda. Apenas o vereador Carlos Henrique de Oliveira (PDT) não indicou alguém para ser homenageado.

Em seu discurso, o prefeito pregou a necessidade de união política e social para garantir a sobrevivência do município após a exaustão mineral, prevista para 2031. “É um momento de celebração, que bom que estamos aqui hoje [ontem], reconhecendo o valor, a importância de todas essas pessoas e empresas, essas entidades para a construção de um novo caminho. Ainda que todos os homenageados tenham sua história já construída, mas é a certeza de que temos um longo percurso pela frente e esse percurso depende muito da união dos itabiranos, na atividade política, na atividade social, nas entidades de classe, toda a sociedade civil organizada de Itabira vai nos levar sim a uma estabilidade de desenvolvimento, mesmo após chegar o fantasma da exaustão mineral em 10 anos”, enfatizou o prefeito.

Também discursaram o vice-prefeito Marco Antônio Gomes e alguns dos homenageados.

Confira a lista de homenageados pela Câmara Municipal de Itabira em 2021

VEREADOR (A)

HONRARIA

HOMENAGEADO (A)

Bernardo de Souza Rosa

Diploma de Honra ao Mérito

Empresa Danny Oliver Comunicação Visual ME

Carlos Henrique da Silva

Diploma de Honra ao Mérito

Empresa Almeida Supermercado

José Júlio Rodrigues

Diploma de Honra ao Mérito

Senhor Prudêncio Gomes Pereira

Júlio César de Araújo

Diploma de Honra ao Mérito

Empresa Comercial de Gás Irmãos Reis Ltda

Roberto Fernandes Carlos de Araújo

Diploma de Honra ao Mérito

Empresa Equimacon Ltda

Rodrigo Alexandre Assis Silva

Diploma de Honra ao Mérito

Empresa HD Eventos e Assessoria Esportiva Papa Léguas

Sidney Marques Vitalino Guimarães

Diploma de Honra ao Mérito

Senhora Edilaine Santos Freitas

Juber Madeira Gomes

Medalha Carlos Drummond de Andrade

Senhora Geralda Maria Pinto de Souza

Reinaldo Soares de Lacerda

Medalha do Minério de Itabira

Deputada Estadual Celise Barreiros Laviola Cabral de Lira

Heraldo Noronha Rodrigues

Título de Cidadania Honorária Itabirana

Delegado Helton Cota Lopes

Luciano Gonçalves dos Reis

Título de Cidadania Honorária Itabirana

Doutor Hernandes Souza Viana

Marcelino Freitas Guedes

Título de Cidadania Honorária Itabirana

Senhor  Sebastião Ronaldo Lacerda

Neidson Dias Freitas

Título de Cidadania Honorária Itabirana

Vereador Luciano Gonçalves dos Reis

Rosilene Félix Guimarães

Título de Cidadania Honorária Itabirana

Senhor Marcello Garcia Reis

Sebastião Ferreira Leite

Título de Cidadania Honorária Itabirana

Senhor Aristeu Ribeiro Oliveira

Weverton Leandro Santos Andrade

Título de Cidadania Honorária Itabirana

Senhor Fabrício Oliveira Reis

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com