Síndromes gripais: Ambulatório no HMCC é resposta rápida diante de contágio em alta, avalia prefeito Marco Antônio Lage

Pacientes encaminhados passam pelo posto de testagem; quem estiver positivo será orientado a um atendimento remoto ou presencial

O novo ambulatório do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), destinado exclusivamente a pessoas com sintomas gripais, foi aberto oficialmente nesta quarta-feira (12). Com o intuito de dar suporte à rede de saúde na identificação e diagnóstico, o novo espaço terá capacidade de atender a até 100 pacientes por dia, sempre de 7h às 19 horas, referenciados pelas unidades do Programa Saúde da Família (PSFs) e pelo Pronto-Socorro Municipal.

O ambulatório é uma alternativa implantada pela Secretaria Municipal de Saúde para melhorar a qualidade no atendimento, uma vez que, devido ao cenário crescente de pessoas que apresentam sintomas gripais no município e considerando a pandemia de Covid-19, a demanda pode ultrapassar a capacidade de atendimento do sistema de saúde. O funcionamento do ambulatório é semelhante ao da Carreta da Saúde, que funcionou em Itabira no segundo semestre do ano passado.

Em visita ao ambulatório nesta manhã de quarta, o prefeito Marco Antônio Lage disse que a rápida criação do ambulatório neste momento é uma solução necessária para conseguir assistir a comunidade.

“Nós pensamos, planejamos e colocamos para funcionar, em uma semana, um ambulatório para dividir o fluxo. Essa resposta rápida é fundamental para momentos de crise. Estamos observando o aumento na procura por atendimento e os casos de Covid-10 com viés de alta, além da Influenza, que tem uma nova cepa. Coube a nós adaptar a nossa rede para dar a resposta. Usamos a antiga administração do hospital para fazer mais três consultórios, além de um posto de testagem de Covid-19 que funciona no estacionamento”, comentou Marco Antônio Lage.

A gerente executiva do HMCC, Andrea Maria De Assis Cabral, informou que os pacientes seguem pelo posto de testagem e aqueles positivos serão orientados a um atendimento remoto ou presencial. Já os negativos têm a oportunidade de conversar com os médicos para buscar orientação sobre os serviços. “A segurança e a qualidade do nosso atendimento é a nossa premissa”, destacou.

Para o vice-prefeito, Marco Antônio Gomes, toda a solução é bem-vinda diante da pandemia. “Passamos por uma fase difícil. Quanto mais opção você dá para a população, melhor. Isso aqui é segurança, o paciente sabe onde será atendido. Eu acredito que isso vai valer muito para a comunidade itabirana”, disse Marco Antônio Gomes.

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