Campanha de Vacinação Antirrábica chega ao distrito de Senhora do Carmo

Ação de imunização de cães e gatos começou pelas comunidades rurais de Itabira

A Campanha de Vacinação Antirrábica continua nas localidades rurais do município. Depois de Ipoema, agora é a vez do distrito de Senhora do Carmo, a partir da segunda-feira (1/8) receber as equipes da Secretaria Municipal de Saúde.

A campanha de vacinação contra o vírus da raiva é indicada para cães e gatos a partir de 3 meses de idade e ocorre das 8h às 16h em todos os pontos de vacinação, conforme estratégia definida pela Diretoria de Zoonoses.

Em Senhora do Carmo serão quase 30 localidades visitadas pelas equipes de imunização. Paralelamente, um ponto fixo será montado na praça central do distrito, que receberá os animais por livre demanda.

A campanha terá início na área urbana logo após a conclusão dos trabalhos em Senhora do Carmo. O Dia D será em 3 de setembro. Em todo município, a expectativa é de que mais de 16 mil animais sejam imunizados.

Saiba mais

A raiva é uma zoonose causada por vírus e transmitida por mamíferos, principalmente cães e gatos. Vale destacar que a transmissão ao homem pode ocorrer através de equinos e bovinos, animais silvestres/morcegos, principalmente na zona rural. A transmissão ocorre através de mordeduras, arranhaduras e lambeduras de mucosas, porque o vírus está presente na saliva dos animais contaminados.

Quem deixa de vacinar os animais permite que os mesmos fiquem expostos à circulação viral e ao aparecimento de casos clínicos de raiva, uma doença grave que não tem cura.

Outras informações sobre a vacinação podem ser consultadas na Diretoria de Zoonoses, no  3839-2643.

ASCOM PMI

error: PROIBIDA REPRODUÇÃO, USE AS FERRAMENTAS DE COMPARTILHAMENTO .