Livro infantil com conteúdo de reflexões ambientais é lançado em Itabira

O Enigma do Trocano, de Silvana Gontijo e Mirella Spinelli, contribui para o trabalho ambiental e cultural em sala de aula

Nesta sexta-feira (12)a escritora e jornalista Silvana Gontijo esteve em Itabira para o lançamento do livro infantil “O enigma do trocano”, uma obra que apoia a conscientização sobre a recuperação e preservação dos rios. O lançamento é uma ação do programa Esse Rio é Meu, organizado pela OSCIP Planetapontocom e que está sendo desenvolvido em Itabira desde o início do ano. Na parte da manhã, Silvana apresentou a obra para servidoras da rede no Centro Municipal de Educação Infantil Dona Batistina Pereira e na parte da tarde, se encontrou com o vice-prefeito Marco Antônio Gomes e a secretária municipal de Educação Laura Souza.

“Ficamos extremamente felizes com a escolha de Itabira para o lançamento do livro, uma vez que o Esse Rio é Meu tem sido um grande sucesso em nosso município. Os alunos e professores estão dando um show nas atividades, e receber a Silvana aqui, e ouvi-la falar do quão exitosa tem sido a experiência dela na cidade, traz uma sensação de missão cumprida com sucesso para nós”, conta a secretária Laura Souza.

A educadora e escritora Silvana Gontijo enfatizou que o livro foi pensado por acreditar que a educação e a literatura devem caminhar juntas para expandir e enriquecer o conteúdo oferecido pelas escolas. Itabira foi a primeira cidade a receber a obra da escritora. “Vivo hoje uma grande emoção. Inicio todo o processo de lançamento do meu novo livro por Itabira. Pra mim tem um significado especial. Estou doando o livro para todas as escolas, isso é um reconhecimento pelo trabalho magnífico que as escolas daqui estão desenvolvendo dentro do projeto Esse Rio é Meu”, garante a escritora.

O projeto Esse Rio é Meu tem como foco a busca pela valorização e preservação do patrimônio cultural, natural, material e imaterial. Com propostas inovadoras nas metodologias e práticas docentes, o projeto incentiva as escolas a trabalharem pela recuperação e preservação do rio mais próximo a elas.

Atualmente, o programa constrói dois projetos voltados para o Ensino Fundamental público: Cidades salvem seus Rios e a Turma do Planeta, que traz um universo ficcional de 14 personagens que viajam no tempo através da música e vivenciam desafios ambientais, éticos, científicos e estéticos.

O livro “O enigma do trocano” é o segundo volume de uma série de seis livros que serão publicados pelo programa a Turma do Planeta. Os personagens foram construídos buscando representar a diversidade humana, bem como a pluralidade étnico-cultural e racial brasileiras. Quando a turma se encontra, inicialmente por meio de um interesse comum, a música, a aventura é garantida. Os personagens são guiados pelo amor pela música, apresentam transformações que ela pode gerar e a potência dessa arte na construção da diversidade e da amizade.

A publicação mostra a possibilidade da convivência harmônica na diversidade e as vantagens da colaboração em contraponto à competição. A estratégia para construir conhecimento é passada de forma lúdica.

ASCOPMI

error: PROIBIDA REPRODUÇÃO, USE AS FERRAMENTAS DE COMPARTILHAMENTO .