VOCÊ SEMPRE ATUALIZADO COM AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE ITABIRA E REGIÃO

POLÍTICA

Vereador Jovelindo entrega moção de aplauso a padre Flávio pelos 170 anos da Igreja da Saúde.

Durante a reunião da câmara Municipal de Itabira o pároco Flávio Assis, acompanhado de membros da comunidade da Matriz da Saúde, estiveram no plenário para receber a Moção de Aplausos pelos 170 anos da primeira edificação da Igreja.

O vereador Jovelindo de Oliveira Gomes (PTC) requereu a moção em outubro deste ano, e no dia 30/10 ela foi aprovada por unanimidade.

Jovelindo é membro atuante em várias comunidades católicas de Itabira é ministro da Eucaristia e da palavra.

Como vicentino, destacou os serviços prestados pela Sociedade de São Vicente de Paulo através da Paróquia da Saúde.

O vereador ainda ressaltou o importante trabalho de evangelização e compromisso social da Igreja Nossa Senhora da Saúde ao longo de tantos anos, sendo uma significativa referência em nossa cidade.

A sete anos o padre Flávio
Assis, está à frente da Paróquia , a comunidade se destaca em várias áreas assumindo importantes compromissos com o próximo por meio das pastorais.

Algumas pastorais, lembrou o pároco, atuam diretamente no acolhimento, por exemplo, de famílias enlutadas, levando esperança, cuidado e alento em momentos tão difíceis.

Assim como outras que servem nos trabalhos de ação de graças, nas pastorais que imprimem em cada um o “selo da vida”.

O mesmo vem trazendo pontos positivos para a comunidade da Matriz e adjacências .
Entretanto com tantas necessidades das pessoas, a Igreja Católica no mundo, ainda é preciso melhorar o atendimentos.

A Moção de Aplausos aprovada pela Câmara é um reconhecimento pelos 170 anos de atuação da Igreja junto à comunidade itabirana.

A primeira edificação data de 1813 – quando foi construída uma capela sob a invocação de Nossa Senhora da Saúde, ainda no início do povoamento de Itabira, por iniciativa dos primeiros moradores da região onde está localizada, Bento Joaquim do Amaral e João Salgado.

Em 1823, iniciou-se a construção da atual edificação que só veio a ser concluída em 1848, com a ajuda do então presidente da Câmara Municipal, Carlos Cassemiro de Andrade.

A primeira capela data de 1813 fazendo então 170 anos, vários padres estiveram à frente da Igreja.

De 1827, ano em que foi nomeado o primeiro vigário para Itabira, foram 21 padres até os dias atuais, .

Até 1946, vigários nomeados para a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário a qual pertencia a Igreja da Saúde.

A partir de 1947, párocos nomeados para a recém-criada Paróquia Nossa Senhora da Saúde.

Os 7 primeiros bispos da Igreja pertencia à Arquidiocese de Mariana e desde 1965, os bispos nomeados para a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano no total foram doze.

A Igreja Nossa Senhora da Saúde possui ativas 21 pastorais que atuam diretamente nas atividades Paróquiais.

Atividades regulares
Missa: todos os dias
De segunda a sexta – 19h
Sábado – 19h30
Domingo – 7h30, 10h e 19h30

Terço das Mulheres – segunda-feira, às 18h.
Terço da Libertação – terça-feira após a missa das 19h.

Terço dos Homens – quarta-feira, às 18h.

Adoração ao Santíssimo Sacramento – toda quinta-feira, das 7h às 18h30

Na 1ª Sexta-feira de cada mês – missa em honra ao Sagrado Coração de Jesus

Todo dia 15 de cada mês – novena perpétua em honra a Nossa Senhora da Saúde

Outras informações podem ser obtidas na secretaria da Paróquia: (31) 3831-3142 ou pelo Facebook Paróquia Nossa Senhora da Saúde

error: PROIBIDA REPRODUÇÃO, USE AS FERRAMENTAS DE COMPARTILHAMENTO .