Prefeito assina termo de cessão do Sesi ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

O local onde funcionava o antigo clube do Sesi, no bairro Amazonas, abrigará ainda o Samu e a Defesa Civil Municipal, criando assim o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP).

A fim de promover a descentralização dos serviços de urgência em Itabira e, assim, melhorar a qualidade dos atendimentos prestados à população, o Governo Municipal destinou a área onde funcionava o antigo clube do Serviço Social da Indústria (Sesi), localizada na rua São Paulo, no bairro Amazonas, ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. O local abrigará, além do 6º Pelotão de Bombeiros Militar, a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC). Com isso, será criado o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Itabira.

Na tarde desta quinta-feira (2), o prefeito Ronaldo Magalhães visitou o espaço e assinou o termo de cessão de uso. O documento também foi firmado pelo comandante do 11º Batalhão de Bombeiros Militar, responsável pelo pelotão de Itabira, o tenente-coronel Alexsandro Carlos de Oliveira Nunes. O prazo de vigência da cessão é de 20 anos (podendo ser prorrogado por meio de termo aditivo), a partir da data da assinatura, e sua eficácia legal acontece após a publicação do extrato no Diário Oficial do Município.

Conforme descrito no termo, o prédio principal – com 1.924,71 m² – será destinado à instalação da unidade do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. A corporação desenvolverá no espaço programas como Prodinata (divulgação da natação), Bombeiro Mirim e Bombeiro Sênior, com o objetivo de disponibilizar mais qualidade de vida e incentivo ao esporte para crianças, adolescentes e idosos de toda a região de Itabira. Futuramente, uma ampla sala do imóvel abrigará a sede do COMPDEC. Já o prédio anexo, com área de 220,57 m², será destinado às dependências do Samu.

Todo o espaço, para uso das três instituições, conta ainda com vestiário, guarita, três quadras esportivas, duas quadras de peteca, campo de futebol, piscinas infantil e semiolímpica. Cabe ao 11º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais zelar pela preservação e guarda do local, arcando com todas as despesas decorrentes da manutenção necessária para conservação e perfeito estado de uso.

De acordo com Ronaldo Magalhães, a transferência dos serviços de urgência para o terreno no bairro Amazonas permitirá a criação de uma central de regulação para atendimento único, o que evitará a duplicidade de diligência do Samu e dos Bombeiros na mesma ocorrência, quando não houver necessidade, e melhor aplicação de recursos. Além disso, no mapa do município, o local é indicado como referência central, fazendo com que os chamados sejam atendidos com mais agilidade.

“Entendemos que este espaço proporciona mais conforto para os bombeiros, melhor acesso e deslocamento mais rápido. Porque uma viatura dos bombeiros sair do centro para ir ao Gabiroba, por exemplo, é muito longe. Aqui a equipe estará mais próxima, proporcionando um atendimento mais rápido e acessível”, explicou.

Para o tenente-coronel Alexsandro Nunes, a implantação da nova sede do 6º Pelotão de Bombeiros Militar trará inúmeros benefícios para todos os órgãos que usufruirão do espaço e para a população de Itabira e região. “Além da localização geográfica privilegiada, a integração de todos os órgãos em um mesmo espaço aumentará a agilidade nos atendimentos de urgência e emergência, economia aos cofres públicos, e um ambiente de trabalho mais adequado para todos os agentes de segurança. Outro fator positivo é a possibilidade de implantação de projetos sociais no complexo, que conta com auditório e piscina semiolímpica, trazendo um retorno positivo a toda sociedade itabirana”, ressaltou o militar.

ASCOM PMI

error: PROIBIDA REPRODUÇÃO, USE AS FERRAMENTAS DE COMPARTILHAMENTO .