Campanha antirracista movimenta redes sociais em Itabira

Nesta quinta-feira 3 de agosto de 2020, uma campanha contra o racismo começou a movimentar as redes sociais em Itabira.

A campanha denominada como “Meu cabelo é bom ou ruim”, surgiu como uma resposta aos comentários de uma influencer digital da cidade sobre o cabelo crespo ou cacheado, onde várias pessoas consideraram as falas como racista.

Através de um perfil no Instagram @itabira.antirracista várias pessoas aderiram a causa, assunto este que vem sendo tratado com mais clareza ao decorrer dos anos.

A muito tempo atrás as pessoas se sentiam ofendidas e não se exponham, porém, hoje a cada dia que passa a população tem se encontrado e assumindo a diversidade.

Foto retirada do Instagram

O racismo, no Brasil é crime inafiançável e imprescritível, ou seja, é conduta de natureza grave, que não permite ao agressor livrar-se da prisão (em flagrante) mediante pagamento de fiança e nem o Estado perde o direito de punir ou de aplicar a punição, com o decorrer do tempo. O fato de ser considerado crime e sendo um dos poucos de natureza inafiançável e imprescritível revela que a prática do racismo está caracterizada na sociedade brasileira e é considerada repugnante.

O racismo é tema de relevância universal. Todavia, oficialmente, aplica-se o termo discriminação, que é mais largo, não se fechando apenas sobre o aspecto racial.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, considerando a pluralidade da discriminação, determina que toda pessoa tem todos os direitos e liberdades proclamados nela, sem distinção de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de qualquer outra índole (Cfr. artigo 2°, da DUDH).

 

error: PROIBIDA REPRODUÇÃO, USE AS FERRAMENTAS DE COMPARTILHAMENTO .