Setembro amarelo: Mais um caso de suicídio foi registrado

O que dizer do suicídio, mais uma caso foi registrado, quantas vezes você já ouviu está triste notícia, porém, este fato infelizmente vem crescendo cada vez em nossa sociedade.

Neste mês que é chamado de setembro amarelo é um momento que vem chamando atenção para concientização que falar sobre o assunto é o melhor remédio, porém, este tipo de conversa sempre foi um tabu para população, mais o que muitas pessoas não sabem e que umas das melhores formas de prevenção é falar abertamente sobre o tema.

Umas das principais causas que levam uma pessoa a cometer o suicídio hoje se trata de uma doença que vem crescendo no mundo gradativamente, a depressão vem destruindo pessoas, famílias e a sociedade, uma doença da alma que muitas vezes reflete em dor na carne.

É importante observar sinais como isolamento, falta de apetite e desânimo para realizar inclusive atividades antes consideradas prazerosas. “Mesmo estando rodeada de amigos, a pessoa pode se sentir só” .

Os suicidas muitas das vezes não querem morrer, mas sim ficar livre da dor,este é um mundo que muitas pessoas que estão em sua  volta vivem mas que não consegue entender, tudo é muito intenso e às vezes muitos casos poderiam ser evitados com um simples abraço, conversa e se necessário acompanhamento médico e medicação.

A pessoa que se encontra em estado depressivo as vezes não conseguem identificar que está doente ou não sabe como começar a se tratar, depressão não é loucura, mas sim uma doença que tem cura, basta dar o primeiro passo, procure tratamento.

Além das unidades de saúde que hoje contam com uma equipe especializada composta por terapeutas, psicólogos e psiquiatras, também podem contar com outros meios entre eles o CVV (Centro de Valorização da Vida) através do número 188 , onde trabalham voluntários treinados para ouvir e acolher aquela pessoa que necessita de uma ajuda em um certo momento da vida.

Não tente achar motivos do porque aquela pessoa que está passando por uma fase depressiva está assim, tente entender e ajudar está pessoa, não á porquês e sim o fato, nunca fale que não há necessidade de você está assim.

As vezes o não poder se expressar com medo de ser tachado de “louco” ou “fresco” o sufoca e por isto vem guardando para si a sua real situação, a mente de uma pessoa doente já está com sinais de que a sua vida não tem sentido, então entenda que o melhor tratamento é a compreensão, uma palavra amiga ou só ficar ali sempre ao lado pronto pra ouvir.

Nao pense que isto nunca vai acontecer comigo ou com um familiar, pois muitas das vezes nem sempre o que parece é, as pessoas vítimas da doença sabem interpretar papéis que ninguém imagina, a uma máscara encobrindo seu sentimento, um sorriso quando na verdade você só quer chorar, um ar calmo quando por dentro o único sentimento é o desespero e sim aquela pessoa começa a viver um teatro dentro de sua própria vida, onde seu palco é o cotidiano e os atores só tem um protagonista ela mesma.

Você amigo ou familiar pare e observe a sua volta, pois aquela pessoa que está a seu lado pode estar precisando de sua ajuda, uma mão amiga faz toda a diferença, já pensou em salvar uma vida hoje…

AMANDA CAMILA