Campanha de vacinação antirrábica é prorrogada em Itabira

A campanha de vacinação antirrábica, promovida pela Prefeitura/ Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi prorrogada em Itabira. A partir desta segunda-feira (5) até a quinta-feira (8), os donos poderão levar seus cães e gatos para receberem a vacina, de maneira gratuita, na sede da SMS, no bairro Campestre, das 8 às 16 horas.

Durante toda a campanha itinerante, que começou em julho e foi encerrada no último fim de semana, a equipe da Diretoria de Controle de Zoonoses imunizou mais de 13 mil animais no município, incluindo os distritos e região rural. A ação aconteceu de forma descentralizada, com cerca de 40 postos volantes de vacinação definidos nos bairros. Os locais incluíram praças públicas, centros comunitários, igrejas, escolas e outros endereços com medidas sanitárias e de segurança, especialmente contra o novo coronavírus.

“Mesmo assim algumas pessoas não conseguiram levar seus animais para vacinar contra a raiva. Pensando nisso, abrimos mais esta oportunidade e, excepcionalmente nesta semana, teremos um posto de vacinação fixo”, explicou a diretora de Controle de Zoonoses de município, Kelly de Pinho Generoso.

Devem ser vacinados cães e gatos a partir dos três meses de idade. Os animais doentes não podem ser imunizados. Por segurança, cães de grande porte devem estar de focinheira e os gatos devem ser levados dentro de um saco de linhagem ou em caixa de transporte.

“A vacinação é extremamente importante para manter o controle da raiva no município. A doença, com alto grau de mortalidade – a chance de morte é de quase 100% – é transmitida por meio de mordidas e arranhões e acomete mamíferos. Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da doença”, finalizou a diretora.

A SMS não fornecerá doses à população. Outras informações pelo telefone 3839-2643 (Diretoria de Controle de Zoonoses).

ASCOM PMI

error: PROIBIDA REPRODUÇÃO, USE AS FERRAMENTAS DE COMPARTILHAMENTO .