Museu de Itabira tem nova marca para celebrar os 50 anos

O Museu de Itabira está em festa! Nesta quinta-feira, 29 de abril, o monumento histórico completa 50 anos e nada mais justo do que comemorar a data de cara nova. Após a realização do “Concurso Identidade Visual do Museu de Itabira”, uma parceria entre a Prefeitura e UNA Itabira, o museu ganhou uma logomarca original feita pela itabirana Elysa Mendes, estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição. Apostando no clássico formato das portas históricas que encantam quem passa pela fachada do museu, a marca feita por Elysa foi escolhida depois de passar por avaliação técnica e votação popular.

Ao todo, seis propostas foram inscritas no concurso e a comunidade itabirana, por meio de voto popular nas redes sociais da Prefeitura e Una, escolheram as três melhores identidades. Estas foram encaminhadas, sem identificação dos nomes dos candidatos, à comissão julgadora formada por representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo; Coordenadoria de Comunicação Social; direção e professores de Arquitetura e Urbanismo da UNA e membros do setor cultural de Itabira.

Seguindo os critérios técnicos com pesos de 1 a 5, os avaliadores analisaram as três propostas com base em pontos importantes, como a contextualização da marca, comunicação clara e coesa, alinhamento com o edital, viabilidade técnica e aplicação da logomarca. Em seguida, depois da contagem dos pontos considerados de cada critério avaliado, a marca feita por Elysa foi a ganhadora. 

De acordo com a comissão organizadora do concurso, a proposta vencedora passou por uma adequação, mas preservou a ideia, a sensibilidade e o olhar de Elysa. A comissão explicou que o procedimento foi necessário porque os órgãos públicos mantêm um setor de comunicação oficial que padroniza a identidade do Governo seguindo normas e manuais. Por isso, as adequações foram feitas de forma singela.

Assim, de agora em diante, todo o material referente ao Museu de Itabira terá essa identidade trazida por Elysa, uma vez que nada melhor do que tornar visível a porta de entrada do Museu de Itabira, que simboliza o convite para entrar e conhecer essa história.

por Coordenadoria de Comunicação

error: PROIBIDA REPRODUÇÃO, USE AS FERRAMENTAS DE COMPARTILHAMENTO .