Marco Antônio enfatiza importância dos produtores durante 6º dia da Comunidade Rural

O 6º dia da Comunidade Rural foi promovido nesta sexta-feira (23), no Parque de Exposições Virgílio José Gazire. O evento acontece tradicionalmente para integrar os produtores rurais da região e encerra a 27ª Semana do Produtor Rural. Devido à pandemia da Covid-19, o evento foi realizado de forma inédita, sem presença do público, porém os interessados puderam acompanhar a transmissão ao vivo pelos canais da Prefeitura de Itabira, no Facebook e Youtube.

Após ser suspenso em 2020, o evento retornou este ano em novo formato, obedecendo aos protocolos de saúde e segurança. Toda a programação aconteceu de forma híbrida, com cursos e palestras presenciais e on-line. A realização da Semana do Produtor Rural e o Dia da Comunidade contam com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), Sindicato Rural de Itabira e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MG).

Durante a abertura do Dia da Comunidade Rural, o prefeito Marco Antônio Lage reiterou a importância do agronegócio para o desenvolvimento do município e prometeu reestruturar o Parque de Exposições, para que o local seja palco de grandes eventos para o setor. “Para que a gente consiga fazer o desenvolvimento no campo, precisamos ver o agro, assim como é para o Brasil hoje, um pilar importante para o desenvolvimento econômico e humano em nosso município. Itabira tem 1260 km² de extensão territorial, sendo 90% de área rural, precisamos aproveitar isso buscando tecnologia e criando políticas públicas, além de trazer investimentos para o setor”, destacou Marco Lage.

Durante toda a semana, os produtores rurais, pequenos produtores e agricultores familiares participaram de cursos de qualificação na área, palestras e treinamentos, uma oportunidade de promover entretenimento e informação para a comunidade.

Para o secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Mauro Lúcio Ferreira, o evento é muito importante para promover conhecimento e interação entre os participantes. Ele agradeceu a presença do prefeito e destacou que é a primeira vez que um chefe do Executivo participa efetivamente da Semana do Produtor e Dia da Comunidade, o que segundo ele, demonstra a preocupação do governo com o setor. “Ficamos muito felizes em resgatar este evento, que tem a finalidade de unir a comunidade rural. É importante continuarmos fazendo o papel do município juntamente com os parceiros para a valorização dos produtores”, relatou o secretário.

De acordo com o prefeito, Itabira tem uma terra fértil e os produtores são fundamentais para garantir o crescimento deste setor o município. “Os produtores rurais são os protagonistas, eles precisam entender isso. Precisamos nos organizar e fazer acontecer. Eu acredito muito nessa vertente social e econômica para proporcionar o desenvolvimento das nossas comunidades rurais”, finalizou o prefeito.

ASCOM PMI

error: PROIBIDA REPRODUÇÃO, USE AS FERRAMENTAS DE COMPARTILHAMENTO .