Suicídio: Falar é a melhor solução.

Ao contrário que a sociedade pensa, que quanto mais se fala de suicídio mais pessoas vão cometer o ato, as pessoas que tentam suicídio são pessoas que estão doentes muitas das vezes desesperadas, elas não querem acabar com a vida e sim com a dor tão intensa que ela mesma não sabe explicar.

Então ai entra o papel das pessoas que convivem ao redor da pessoa doente, o suicida não resolve cometer o ato do dia pra noite mas vem demostrando ao longo do tempo o tamanho da dor que a envolve, aquele sufoco que vai corroendo por dentro e se não tiver ajuda sozinho não consegue sair.

Segundo dados da organização mundial de saúde a cada 40 segundos 1 pessoa comete o suicídio, então com um índice tão alto de tentativas de suicídio e preocupados com a população mundial, resolverão traçar metas preventivas e a primeira dela é educação, pois é preciso deixar de ter medo de falar sobre o assunto, compartilhando temas relacionados não os modos de se cometer o ato mas sim como prevenir .

Uma das formas mais eficazes de redução do índice de suicídios é ensinando as pessoas a saber como lidar com a doença, da pra prevenir o suicídio através de um diálogo, um abraço ou até mesmo intervenção médica, mas pra isto a conscientização que é uma doença e que tem cura, as pessoas passam a se conhecer melhor e procuraram tratamento quando se sentem acolhidos.

No Brasil além de políticas públicas de prevenção ao suicídio, também existe o  (CVV ) Centro De Valorização Da Vida, uma rede de voluntários preparados para dar apoio emocional gratuito para aqueles que necessitam, quem precisa não necessita se identificar, e podem entra em contato através do telefone nacional 188 , email, Skype , chat ou até mesmo em atendimentos especiais em casos de eventos ou catástrofe.

O CVV é um grupo preparado pra orientar e entender aquelas pessoas abaladas emocionalmente que correm sério risco de morte, o principal remédio para combater a situação é o amor ao próximo, olhe a sua volta você pode salvar uma vida hoje.

 

RKIO/Amanda Camila

 

 

error: PROIBIDA REPRODUÇÃO, USE AS FERRAMENTAS DE COMPARTILHAMENTO .