Itabiranos vão a Governador Valadares em Audiência Pública para concessão de uso da linha férrea Vitória a Minas.

Nesta quinta-feira, 18 de outubro de 2018, aconteceu na cidade Governador Valadares mais uma audiência pública para se tratar da renovação de concessão de uso da linha férrea Vitória a Minas pela mineradora Vale.
Junto ao Vereador André Viana , Itabiranos estiveram na audiência pública para lutar pela cidade de Itabira foi excluída do calendário de audiência pública, a cidade que é umas das maiores distribuidoras do minério de ferro e sua população está sendo lesada.
Os representantes tanto da administração pública os vereadores junto com os representantes da comunidade, não são contra a concessão, mas sim da forma que a ANTT esta conduzindo esta concessão de maneira errada.
O Vereador e presidente do Sindicato Metabase André Viana foi enfático em seu discurso, ao dizer que quer uma audiência pública na cidade de Itabira, nem que tenham que apelar por meios legais.
Os vereadores Jovelino , Leandro e Decão que também tiveram a palavra, além de concorda com o vereador André Viana deixa claro a insatisfação com a empresa VALE além de enfatizar o pedido da audiência pública.
A comunidade presente pendem unanimente que seja realizado uma audiência pública na cidade de Itabira, que é totalmente ligada à empresa VALE diretamente ou indiretamente, antes que seja repassado qualquer verba pra outras cidades.
Na audiência pública realizada em Brasília foi pedido uma audiência na cidade mas porém nem se quer foi respondido pela ANTT (Agência Nacional de Transportes terrestres), os itabiranos não querem nada de graça mas sim respeito da empresa.
Segundo o presidente da ANTT foi protocolado a diretoria um pedido de uma audiência pública na cidade e todos que vieram representar, com sentimento de indignação pois a VALE usufruiu e ainda tem muito pra levar da cidade mas porém o valor irrisório que ela quer pagar pela antecipação de concessão, ela pediu o uso com dez anos de antecedência para o uso por mais trinta anos.
O valor estipulado pela ANTT para concessão de uso é de 4 bilhões de reais e pela proposta a maior parte desse valor será investido na construção de uma linha férrea no estado do Mato Grosso não deixando Itabira praticamente sem nenhum investimento.
A esperança é que com a participação dos Itabiranos nesta audiência em Governador Valadares a ANTT volte atrás e leve uma audiência para Itabira.

Veja nossa transmissão ao vivo feita através de nossa página no Facebook:

Discurso André Viana
Discurso dos Itabiranos

RKIO/ AMANDA CAMILA

error: PROIBIDA REPRODUÇÃO, USE AS FERRAMENTAS DE COMPARTILHAMENTO .