10º encontro reúne pacientes ostomizados de Itabira e região

Na manhã desta sexta-feira (8), acontece no município o 10º Encontro dos Ostomizados, pacientes que fazem uso da bolsa de colostomia após terem retirado parte do intestino por motivos variados e da bolsa de urostomia por causa de complicações da bexiga e uretra.

A confraternização anual é promovida pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)/ Centro de Reabilitação Abel Camilo – Serviço de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizada (Saspo).

Palestras e atrações culturais fazem parte da programação que será no auditório da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita), a partir das 8 horas.

O encontro busca reunir ostomizados, familiares e profissionais da saúde de Itabira, João Monlevade e região.

Neste ano, o tema abordado será “O ostomizado e hábitos alimentares”.

Os participantes participarão de uma palestra específica sobre ostomias, descobrirão as novidades em relação aos dispositivos, cuidados e orientações para melhorar a qualidade de vida dos usuários, além de poderem tirar dúvidas sobre o assunto.

Haverá ainda uma orientação nutricional direcionada aos pacientes e, logo após, um coffee-break.

Os pacientes também terão um momento de descontração com um profissional da área de psicologia e com o grupo do Núcleo de Dança Angélica Mota.

Atualmente, 165 pacientes de Itabira e cidades vizinhas estão cadastrados no Centro de Reabilitação para recebimento das bolsas de ostomia (dispositivos coletores de urina ou fezes).

Estes dispositivos são fornecidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e repassados para a SMS/ Centro de reabilitação, onde os usuários também recebem atendimento e orientação da equipe multiprofissional composta por médico, enfermeira, assistente social, nutricionista e psicólogo.

RKIO NOTÍCIAS/ ASCOM  / PMI 

error: PROIBIDA REPRODUÇÃO, USE AS FERRAMENTAS DE COMPARTILHAMENTO .